
SEMINÁRIO SOBRE O ATERRO SANITÁRIO EM PARCERIA COM O CURSO DE ENG. AMBIENTAL DA EESC–USP
No dia 21/11/2019, a UVS São Carlos Ambiental realizou, em conjunto com o curso de engenharia ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC–USP), um seminário sobre a mitigação de impactos socioambientais e oportunidades de geração de valor agregado ao Aterro Sanitário de São Carlos.
O evento ocorreu no anfiteatro do curso de engenharia ambiental, localizado no Campus 2 da USP, e contou com a presença de mais de 70 pessoas entre estudantes, docentes e colaboradores da empresa.
​
O gerente da SCA, Hanokh Yamagishi, falou sobre a abordagem que vem sendo aplicada na gestão dos resíduos sólidos de São Carlos, com foco nas operações do aterro sanitário e nas medidas de mitigação de impactos e de geração de valor implementadas, a implementar, e oportunidades a serem consideradas (geração de energia e tratamento de chorume).
​
Também foram abordados por professores e ex-alunos do curso de engenharia ambiental da EESC–USP, assuntos como as relações entre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e a mitigação de impactos/geração de valor no aterro sanitário, as alternativas para tratamento do chorume/lixiviado e para geração de energia, bem como as iniciativas para aprimoramento da coleta seletiva do município no modelo cooperativo.
​
Após as apresentações, ocorreu uma plenária de discussão com os presentes, em que todos puderam opinar e contribuir para a discussão das oportunidades para mitigação e geração de valor no aterro sanitário.
​
Ao final do seminário, o gerente da SCA realizou o lançamento do “Projeto Legado” que será um concurso para apresentação de alternativas para o uso futuro da área do aterro sanitário de São Carlos. O concurso ocorrerá ao longo do primeiro semestre de 2019 e será desenvolvido em parceria com o curso de engenharia ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC–USP).



